Nova gasolina já está sendo comercializada no Brasil
As novas especificações da nova gasolina automotiva, estabelecidas pela ANP na Resolução nº 807/2020, entraram em vigor no dia 3 de agosto de 2020. Com as novidades, especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade, e está mais próximo do padrão europeu, ainda que isso possa pesar mais no bolso na hora de abastecer. As mudanças valem para a gasolina do tipo C (comum) e premium.
Especificações
A revisão da especificação da gasolina automotiva contempla, principalmente, três pontos:
- Primeiro ponto, a massa específica, ou densidade, é a quantidade de uma substância em um determinado volume. Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³. Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas. Antes, não havia um indicador.
- O segundo é o valor mínimo para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A, de 77,0 ºC. Os parâmetros de destilação afetam questões como desempenho do motor, dirigibilidade e aquecimento do motor.
- O terceiro ponto é a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number).
A fixação de tal parâmetro mostra-se necessária devido às novas tecnologias de motores e resultará em uma gasolina com maior desempenho para o veículo.
Existem dois parâmetros de octanagem – MON (Motor Octane Number) e RON. No Brasil, só era especificada a octanagem MON e o índice antidetonante (IAD), que é a média entre MON e RON.
O valor mínimo de octanagem RON, para a gasolina comum, será 92, a partir de 3 de agosto de 2020, e 93, a partir de 1º de janeiro de 2022. Já para a gasolina premium, será de 97, já a partir de 3 de agosto próximo.
Para o consumidor poder saber se está abastecendo com a nova gasolina basta solicitar o teste de massa específica ao Posto Revendedor de Combustível. Este teste obrigatório e de direito do consumidor poderá constatar se um dos critérios da nova gasolina está sendo atendido.
Sobre o novo consumo, o índice de economia de combustível não é consenso entre os especialistas, e varia de 3% a 6%. O novo padrão da gasolina brasileira deixa os carros mais econômicos porque otimiza a queima do combustível.
Em nota, a Petrobras disse que “o ganho de rendimento de 5%, em média, proporcionado pela nova gasolina compensará uma eventual diferença no preço da gasolina”, e que “o preço do combustível é definido pela cotação no mercado internacional e outras variáveis”.
Segundo a resolução da ANP, a gasolina com as antigas especificações ainda pode ser entregue nas distribuidoras até 3 de outubro, e nos postos até 3 de novembro.
Ainda assim, a Petrobras afirma já estar produzindo e entregando a nova gasolina.
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Fontes: http://www.anp.gov.br/noticias/ e https://g1.globo.com/carros/